4 Dicas para montar uma Loja de Produtos naturais
As vendas de produtos saudáveis estão crescendo em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde a média de crescimento é de 12,6% ao ano.
Atualmente, consumidores preferem marcas que possuem menos ingredientes adicionados e que usam o produto mais próximo da sua versão natural. Parece que essa tendência natural veio para ficar. Por isso, está na hora de empresários começarem a compreender a necessidade do consumidor para oferecer os tipos de alimentos que eles realmente desejam.
Nichos de mercado bons para investimento
Produtos saudáveis realmente são tendências, mas existem diversos tipos nos quais uma empresa pode investir. O ramo de produtos orgânicos, por exemplo, está ganhando fama por ser uma opção natural e livre de aditivos químicos processados.Também é possível trabalhar com produtos veganos e vegetarianos. Pessoas preocupadas com a causa animal vêm se transformando num público consumidor bastante exigente. Ou seja, marcas que desejam destacar-se com eles devem investir em qualidade para diferenciar-se. Vale a pena lembrar que nem todo produto natural ou saudável se encaixa nos rótulos de orgânico, vegetariano ou vegano. É importante respeitar o cliente de uma loja de produtos naturais oferecendo itens que realmente vão de encontro com suas necessidades.
Como expandir uma loja de produtos naturais
O Brasil é o território perfeito todo e qualquer tipo de empreendimento do segmento de produtos naturais. Na realidade, ele é considerado como o quarto país que mais consome esse tipo de produto. Parece irônico, considerando que também temos a agricultura que mais consome agrotóxicos no mundo. Trabalhar com uma loja de produtos naturais significa atender clientes muito específicos e exigentes. As chances de sucesso são grandes, mas você precisa trabalhar com cuidado e dedicação. Separamos algumas dicas para quem deseja ampliar sua atuação no ramo.
1. Planeje e estude o mercado: o planejamento é o primeiro passo para qualquer investimento, inclusive em uma loja de produtos naturais. Comece estudando o mercado e descobrindo quais são as tendências para os próximos períodos.Não economize tempo e estudos nessa etapa. Você precisa compreender muito bem o mercado no qual busca atuar. Comece pesquisando a concorrência na sua região. O que ela oferece? Como trabalha? Existe algo que você pode aprender com ela?Também invista em conhecimento sobre o público-alvo e suas preferências. Quando você se posiciona como uma excelente loja de produtos naturais deseja, naturalmente, agradar seus consumidores. Isso só é possível depois de muito estudo e dedicação.
2. Escolha produtos de qualidade para revender: de que adianta expandir sua loja de produtos naturais se você não vende qualidade? Ao contrário de outros nichos de mercado, quem procura esse tipo de alimentação está disposto a pagar mais caro pelo que recebe. Além de serem mais nutritivos, alimentos naturais fazem parte de um estilo de vida. Portanto, antes mesmo de ampliar sua loja de produtos naturais, estude muito a respeito das marcas disponíveis no mercado. Quem quer manter a própria loja ou passar a oferecer esse tipo de consumo em seu negócio deve escolher excelência, não preço. Se você passou pelo primeiro passo, também já sabe das preferências do seu público. Está na hora de decidir se sua loja oferece opções veganas, sem lactose, sem glúten, light, diet e as outras diversas variações desses produtos.
3. Escolha a localização: o ponto comercial é tão importante quanto qualquer outro item para expandir uma loja de produtos naturais. Esteja perto de onde está seu cliente. Se a ideia se posicionar como especialista em suplementos naturais para atletas e quem procura uma vida mais saudável, estar perto de bairros com academias e centros de estética ajuda. Também é importante garantir que seu negócio seja visto. Escolher regiões em centros comerciais, shoppings e avenidas movimentadas pode ajudar seus clientes a te descobrirem. Mas tudo depende muito do público que frequenta esses lugares. Se já não existir uma tendência de consumir os produtos naturais, pode ser que o ponto comercial não seja tão vantajoso. Considere o custo benefício do lugar antes de tomar qualquer decisão a respeito.
4. Tenha bons fornecedores: quem trabalha com varejo precisa ser muito cuidadoso com fornecedores. Numa emergência, eles podem ser a diferença entre fazer muitas vendas ou ficar sem um item popular no estoque e deixar que o consumidor procure a concorrência. Seus fornecedores precisam ser confiáveis com prazos de entrega, oferecerem um preço vantajoso e ainda terem materiais de qualidade. Seu estoque terá produtos frescos? Então é mais um motivo para pesquisar muito bem o fornecedor antes de comprar. Consumidores amam quando recebem o produto que desejavam na melhor qualidade possível. No entanto, isso não acontece quando o fornecedor não adota transporte e armazenagem adequados. A onda de bem-estar e saúde veio para ficar e você pode aproveitá-la desenvolvendo melhor sua própria loja de produtos naturais. Ficou interessado de investir mais nesse ramo que não para de crescer? Então comece a pesquisar sobre bons fornecedores de produtos orgânicos e naturais para oferecer o melhor ao seu cliente. Fortalecer seu negócio é uma excelente oportunidade para crescer e ter sucesso!